O valor do Autoconhecimento – Quem é você?

Envolvidas pela rotina, é incomum as pessoas se dedicarem à auto observação e por isso, não são poucas as que não conseguiriam responder a essa simples pergunta. 



A fonte dessa resposta genuína está no autoconhecimento: eu sei quem sou, na medida em que sei reconhecer em mim, certas características. Ou seja, um indivíduo pode afirmar que sabe sobre si mesmo quando tem clareza de, no mínimo, alguns de seus talentos e habilidades e de pontos de desenvolvimento que merecem sua atenção. 

Na aquisição dessa consciência, reside a chance de administrar melhor a vida pessoal e profissional, sendo possível maior aproveitamento das forças e redução das limitações a ponto de evitar que as mesmas afetem significativamente os relacionamentos em qualquer área. 

Essa prática favorece inclusive, a realização de mudanças pessoais, que se apóiam também no conhecimento prévio da situação atual de cada um e no reconhecimento do patamar em que se encontra seu autoconhecimento. Somente assim será visível toda a gama de possibilidades que há à frente e quais serão os esforços a serem realizados; além disso, identificará melhor os próprios sentimentos e intenções, facilitando o entendimento do que de fato pode influenciar seu comportamento, direcionando suas ações apenas para o que efetivamente contribua para atingir seus sonhos e anseios para a sua vida. 

Todos são dotados de habilidades e talentos potenciais, o que falta, habitualmente, é a motivação para dar início a essa aventura interior que é a descoberta de si mesmo. Só há lucros - essa reinvenção, incrementa o nível de satisfação interna e os resultados obtidos, tanto no relacionamento consigo mesmo, através de uma melhor aceitação e fortalecimento da auto estima, quanto no relacionamento com as outras pessoas, pois a tendência é que seja mais fácil entender e se colocar no lugar do outro, o que sem dúvida alguma facilita a convivência com a realidade do mundo. Porém, o sucesso dessa empreitada depende da escolha de cada um, que pode deixar-se ao sabor da vida ou agir, transformando-se em quem quer ser.

Comentários

Postagens mais visitadas