A Administração e a Valorização do Tempo

Estamos em pleno século 21, era onde o Conhecimento e a Tecnologia são destacadas, onde as mudanças são muito rápidas e a atualização é a palavra de ordem e uma exigência no mercado de trabalho. Para atender a essa demanda, surgem muita pressão e correria no dia-a-dia e isso acaba envolvendo as pessoas de tal forma que a grande maioria fica à beira de um esgotamento. A principal queixa é a falta de tempo, que por sua vez gera a sensação de incapacidade, insatisfação e desgaste. Assim, as pessoas vivem em constante agitação física e mental, e freqüentemente, deparam-se com imprevistos, trabalham até mais tarde para cumprir todos os compromissos e terminam o dia tensas e estressadas. Certamente precisam administrar melhor o seu tempo, distribuir a atenção entre os diversos papéis (profissional, familiar, educacional, etc.) e buscar melhor produtividade e qualidade de vida. Precisam enfim, aprender a utilizar a capacidade de negociar seus limites consigo mesmos, pois mais do que métodos, técnicas e princípios, a administração do tempo é uma postura, uma atitude de viver o presente sem perder o senso e a perspectiva do futuro. 


Administração de tempo não é uma técnica, mas sim um comportamento. Não existe nenhuma técnica milagrosa ou mágica e nem programa de computador ou agenda eletrônica que resolva o problema da má administração do tempo. Administrar tempo é usar de planejamento, é assumir atitude assertiva frente a uma tarefa. 

Em resumo, saber usar de assertividade e administrar bem o tempo exige uma forma racional e sistemática de mudança, baseada no bom senso, na auto análise e na observação do próprio comportamento; envolve também, crenças, preconceitos, emoções e valores. Portanto, sua aplicação pressupõe abertura e autoconhecimento. 

Não se esqueça: todos os dias sempre têm vinte e quatro horas e neste espaço de tempo você tem que se dedicar, além do trabalho, ao lazer, à família, à sua saúde, ao seu desenvolvimento e ao seu descanso, sua qualidade de vida. Portanto, as pessoas administram o tempo de suas vidas e não do trabalho; o trabalho é uma das atividades que temos durante as nossas vinte quatro horas diárias de vida. Raramente encontraremos uma pessoa que administra bem o tempo em seu trabalho, mas não consegue fazê-lo em sua vida pessoal ou vice-versa. Ou você administra (e valoriza) o seu tempo ou não administra. 

"Seu tempo" significa o tempo de sua vida e não somente o tempo dedicado à sua empresa. 

Há um ditado popular que diz que tempo é vida; então, deixar passar o tempo sem aproveitá-lo é desperdiçar vida e administrar o seu uso pode significar controlar (na medida do possível) a própria vida.

Comentários

Postagens mais visitadas